CRISTAIS


Os cristais, desde as culturas antigas do mundo, eram usados para curar e equilibrar o ser humano. Na cultura antiga da Índia, Grécia e Egito, os cristais eram usados para energizar remédios e auxiliar na medicina, trazendo a cura para muitas pessoas. Os cristais são poderosas ferramentas que trazem o equilíbrio natural para as partes: físicas, psicológicas e espirituais. Eles representam o poder da natureza superior. Os cristais podem ser usados em conjunto com outras terapias, tendo uma afinidade especial com a terapia de cores.

A energia que sai dos cristais, é uma composição dos elementos da natureza e dos raios vibracionais. Transmitem uma espécie de raio que é absorvido pelo corpo físico. Esses raios absorvidos pelo corpo, desbloqueiam e alinham os chakras, que são os sete centros de energia que todos nós possuímos.



Os cristais podem ser usados nas práticas de meditações e visualizações. Podemos invocar a presença de um cristal através de nossos pensamentos, apenas imaginando sua cor. Eles trazem energia vibracional de alta freqüência, amplificado e focalizado nas energias naturais do corpo e da mente.

Cada cristal tem uma função específica, de acordo com seu tamanho e coloração. Os cristais grandes, como por exemplo a Drusa por ser um quartzo de várias pontas, é excelente para as limpezas dos ambientes.

Os cristais mais comuns, são os cristais de quartzo (transparente), por sua maneira fácil de usar e alinhar os chakras. Os cristais coloridos são usados em cima de cada um dos chakras, a fim de atingir problemas específicos, como por exemplo uma dor de cabeça. Não é aconselhável para os iniciantes em cristais, começar com os cristais coloridos. O seu uso incorreto poderá não trazer os resultados esperados.



Ágata do Musgo: Indicada para pessoas que tem as sensações sexuais reprimidas;Água-marinha: Pedra relaxante, alivia a tensão, diminui o estresse e esgotamento físico e mental;Âmbar: para os que estão desesperados e precisam de algum tipo de alívio;Crisopraso: para arrogância e o egoísmo;Hematita: para os sentimentos de não conseguir se defender;Jaspe Sangüíneo: para os que exigem afeição inquestionável;Malaquita: para os que lutam em demasia para controlar sua realidade;Opala: para agitação reprimida devido à tentativa de resistir a qualquer forma de estimulação;Dolomita: para a falta de desenvoltura ou medo de fracassar;Rodocrocita: para exaustão devido à frustração;
TURMALINA PRETA –
Protege, afastando energias negativas, tornando-as em positivas.
Pedra muito boa para enegização do fígado.
QUARTZO BRANCO –
Polivalente, serve para tudo.
É estimulante, equilibra as energias, ativa e desativa energias.
Limpa o campo áurico.
Bom para o estresse.
QUARTZO FUMÊ –
Pedra indicada para concretização de pedidos.
Boa para os ossos, pés, pernas e joelhos.
QUARTZO VERDE –
Excelente para a cura de doenças.
Age na energia da pessoa aumentando a simpatia.
Ajusta o emocional e o físico, estabilizando os efeitos das tensões que provocam as doenças.
ESMERALDA –
Esta pedra prazer resgata a esperança.
Nos traz apoio nas situações adversas.
Aguça a percepção dos sentidos, ampliando a sensibilidade.
Ativa a sensualidade.
GRANADA -
Estimula e aumenta a coragem, ajudando-nos a tomar decisões. I
ndicada para a estafa física e para cansaço relacionado a sexualidade.
CITRINO –
Pedra base para a realização pessoal.
Efetiva na concretização de negócios, trabalho, emprego.
Descomplica o cotidiano, esclarecendo as confusões mentais.
Ajuda o aparelho digestivo. (Deve ser colocada na água de beber para energizar esta água).
TOPÁZIO –
Pedra do progresso. Aumenta o grau de consciência para podermos produzir melhor.
Enriquece em todos os sentidos.
Auxilia o funcionamento do aparelho respiratório, podendo ser usada no tratamento de asma, bronquite, tosse.
LÁPIS-LÁZULI –
Usada principalmente para o desenvolvimento espiritual, indicada também para quem tem problemas de comunicação, de se expressar, falar.
CRISTAL BITERMINADO –
(com acabamento natural nas duas pontas) Este cristal estabelece ligações, abrindo caminhos. Cuida de todos os pontos de ligação do organismo, ossos, nervos, músculos. Conseqüentemente é indicado no auxilio para tratamentos de tendinite, bursite, reumatismo, coluna, problemas cerebrais, articulações.
Ajuda a comunicação com as pessoas e auxilia a dissolver divergências entre as pessoas.
DRUSA -
(Aglomerado de cristais brancos) – Estes revelam o lado positivo das coisas.
Nos ajuda a ver e trazer a tona a luz quando estamos envoltos em dificuldades. Clareia as situações.
É uma pedra que estrutura a alma, equilibra tanto a pessoa(as) quanto o ambiente. Nos traz otimismo.
AMETISTA –
É a pedra da renovação, da mudança de fase, serve para tudo. Abre o canal de espiritualidade.
Nos ajuda na recuperação quando estamos em situações de perda.
Cristal dotado de energia calmante, ajudando pessoas com problemas de insônia e tensão de todos os tipo.
Também muito eficiente em dores de qualquer natureza, auxilia na cicatrização, e no casos de sinusite. É portanto uma pedra polivalente.
SODALITA –
Tem o poder de limpar as interferências externas e internas, nos ajustando as inadequações, como por exemplo pensar uma coisa e dizer outra.
Auxilia as pessoas quem tem problemas de falar, para se expressar de uma forma geral.
OLHO-DE-TIGRE –
É uma pedra que descomplica as coisas, clareando nossos pensamentos.
Nos ajudando a enxergar os vários ângulos de uma questão.
TURQUESA -
Trabalha diretamente a tristeza profunda, proporcionando alívio.
Por conta desta qualidade auxilia no tratamento das depressões em geral.
CALCITA –
Estabelece pontos de conexão entre pessoas e situações com dificuldade de achar o ponto de contato.
QUARTZO ROSA –
Pedra da harmonia e extremamente calmante.
Auxilia-nos no resgate da auto-estima, elimina a carência afetiva e a ameniza a depressão, a insônia, a ansiedade e a agressividade.

As principais pedras dos signos:

 Áries: (21/03 a 20/04) – Jaspe, Topázio
 Touro: (21/04 a 20/05) – Quartzo Rosa, Lápis Lazuli
 Gêmeos: (21/05 a 20/06) – Citrino, Olho de Tigre, Ágata
 Câncer: (21/06 a 21/07) – Quartzo cristal, Quartzo fume
 Leão: (22/07 a 21/08) – Quartzo cristal, Ágata
 Virgem: (22/08 a 22/09) – Ágata, Jaspe
 Libra: (23/09 a 22/10) – Quartzo cristal, Quartzo fume
 Escorpião: (23/10 a 22/11) – Jaspe, Citrino
 Sagitário: (23/11 a 22/12) – Topázio, Quartzo cristal
 Capricórnio: (23/12 a 19/01) - Quartzo fume, Ônix
 Aquário: (20/01 a 19/02 – Água marinha, Quartzo cristal
 Peixes: (20/02 a 20/03) – Ametista, Quartzo cristal




Os cristais, desde as culturas antigas do mundo, eram usados para curar e equilibrar o ser humano. Na cultura antiga da Índia, Grécia e Egito, os cristais eram usados para energizar remédios e auxiliar na medicina, trazendo a cura para muitas pessoas. Os cristais são poderosas ferramentas que trazem o equilíbrio natural para as partes: físicas, psicológicas e espirituais. Eles representam o poder da natureza superior. Os cristais podem ser usados em conjunto com outras terapias, tendo uma afinidade especial com a terapia de cores. A energia que sai dos cristais, é uma composição dos elementos da natureza e dos raios vibracionais. Transmitem uma espécie de raio que é absorvido pelo corpo físico. Esses raios absorvidos pelo corpo, desbloqueiam e alinham os chakras, que são os sete centros de energia que todos nós possuímos. Os cristais podem ser usados nas práticas de meditações e visualizações. Podemos invocar a presença de um cristal através de nossos pensamentos, apenas imaginando sua cor. Eles trazem energia vibracional de alta freqüência, amplificado e focalizado nas energias naturais do corpo e da mente. Cada cristal tem uma função específica, de acordo com seu tamanho e coloração. Os cristais grandes, como por exemplo a Drusa de ametista por ser um quartzo de várias pontas, são excelentes para as limpezas dos ambientes. Os cristais mais comuns, são os cristais de quartzo (transparente), por sua maneira fácil de usar e alinhar os chakras. Os cristais coloridos são usados em cima de cada um dos chakras, a fim de atingir problemas específicos, como por exemplo uma dor de cabeça.
Usos Diversos:
Banhos:
Para obter um efeito de energização, escolha alguns cristais de sua preferência e coloque-os em uma banheira. Após o banho, limpe-os e energize-os novamente.
Energização de ambientes:
Escolha alguns cristais e coloque-os dentro de um vidro, um deles precisa ser quartzo. À medida que a água dentro do vidro for mudando de cor e ficando escuro, troque a água e lave os cristais.
Uso pessoal:
Escolha um cristal e coloque dentro de um veludo e carregue-o dentro da bolsa, no bolso ou qualquer outro lugar de sua escolha. Ou coloque um cristal de sua escolha dentro do travesseiro enquanto dorme.
Plantas:
Escolha um cristal de sua preferência e coloque perto da raiz da planta a ser energizada.

Após a compra do cristal escolhido, ele deverá passar por um processo especial de limpeza e energização. É importante saber que quando um cristal entra em contato com o corpo físico, ele absorve muitas energias negativas, precisando ser limpos e energizados antes de usar.
Método de Limpeza:

a) Pegue uma bacia de vidro ou de plástico (não pode ser de alumínio), coloque água, deixando os cristais submersos por 24 horas ou mais.

b) Separe os cristais a serem limpos, deixe-os exposto a uma chuva forte, desta maneira eles descarregam as energias negativas para a terra.

c) Pegue o(s) cristal(is) a serem limpos. Ascenda um incenso de seu gosto e assopre a fumaça em direção aos cristais. Faça este processo 3 vezes.
Método de Energização:

a) Para quem mora perto de um rio ou riacho, é uma ótima opção, deixar a água da correnteza cair sobre os cristais por alguns minutos.

b) Deixe os cristais expostos à luz solar,por no mínimo 24 hs

c) Pegue um ou dois cristais de cada vez. Segure-os na mão, deixando a água da torneira cobrir os cristais, imaginando uma luz dourada penetrando no cristal. Permaneça com os cristais na água por 2 minutos ou mais.

d) Enterre os cristais e deixe-os por 24 horas.

e) Deixe os cristais perto de uma Drusa (Quartzo transparente com várias pontas) por algumas horas


Ágata ** Desenvolve a coragem e a força, ajudando a descobrir a verdade e a aceitar o destino. Fortalece o corpo e a mente. É uma pedra energética e poderosa. Auxilia no sistema circulatório e no pâncreas.
Âmbar ** Permite o corpo a se curar pela absorção e transmutação de energia negativa para positiva. Ajuda a dar disposição e estimula o intelecto. Abre o chakra coronário. Ajuda a conectar-se com a consciência da perfeição universal e a realização espiritual. Usado em casos de perda da memória, ansiedade e incapacidade de tomar as próprias decisões.
Ametista ** Ajuda na parte do crescimento espiritual, levando-o à alta consciência . Corta as ilusões e é de grande ajuda para os meditadores. Facilita a transmutação das energias baixas para freqüências altas, ambos espiritual e níveis etéricos. Limpa as conexões entre o plano da Terra, outros mundos e multidimensões. Transmuta e equilibra qualquer energia disfuncional localizado em qualquer parte do corpo. Ametista também traz estabilidade, força, vigor e paz. Usado no tratamento de desordem do sistema nervoso, digestivo e celular, coração, estômago, pele e dentes. Elimina o stress. Inspira cura, e intuição.
Citrino ** Nos ajuda a lhe dar com a depressão e nos livrar de influências opressivas. Estimula a habilidade de nos confrontar e ajuda a tirar conclusões rápidas de situações e entendê-las melhor. Estimula nosso sistema digestivo e ajuda em casos de diabete. Fortifica nosso sistema nervoso e tem um efeito caloroso.
Crisocola ** Excelentes para períodos de dor e tensões pré-menstruais. Fortalece as qualidades femininas. Auxilia na prevenção de úlcera, problemas digestivos e pulmões. Realça o metabolismo. Alivia o sentimento de culpa e equilibra os chakras. Relaxa os estados de ansiedade e medo, prevenindo congestão emocional. Inspira criatividade, poder pessoal, felicidade e serenidade.
Quartzo Rosa ** Liberta ressentimentos como culpa, medo, ciúmes e raiva. Auxilia os rins e o sistema circulatório. Equilibra as partes emocionais e sexuais. Ótimo para quem tem medo de mostrar suas emoções. O Quartzo Rosa é o cristal mestre dos curadores.
Sodalita ** Elimina o medo, acalma, limpa e estabiliza a mente. Fortalece o metabolismo e o sistema linfático. Equilibra o corpo e a alma. Sodalita tem propriedades tranqüilizantes, acalmando as energias agressivas, assim harmonizando-as.
Perita ** Encoraja a realização. Nos ajuda a confrontar com nosso caráter e traz luz onde existe a escuridão. Ajuda a trazer memórias e segredos que estão escondidos, desta maneira dando oportunidade de abrir seu coração e ser honesto com seu parceiro, família ou amigos. Clarifica confusões quanto a doenças e sintomas. Perita também é bem conhecida pelo seu efeito de aliviar dores gerais.
Quartzo Transparente ** Ativa a cura no corpo físico. É um poderoso harmonizador e curador da aura. Limpa as condições da atmosfera e neutraliza a negatividade em qualquer nível. Os cristais grandes ajudam a harmonizar e equilibrar as energias do meio ambiente. Ajuda na abertura e expansão da mente. Inspira claridade e confidência.